O básico da queima de gordura

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Energia consumida x Energia gasta: O corpo geralmente queima uma mistura de carbohidratos, glicose e gorduras para manutenção das atividades diárias. A quantidade de cada uma dessas substâncias depende das atividades físicas praticadas e qual tem sido sua dieta recentemente. Quando você gasta mais energia do que consome o corpo queima a gordura acumulada, carbohidratos e até proteínas para suprir as necessidades do corpo, até quando você não está se exercitando.

É o que acontece quando você passa algum tempo sem se alimentar: o corpo começa a alimentar-se dele mesmo. Dependendo de seu histórico familiar, da forma pela qual você se exercita e se alimenta para suprir o déficit energético gerado pelas atividades diárias, seu corpo pode decidir tornar-se “conservador” e baixar sua taxa metabólica para tentar manter o peso constante em casos de alimentação inadequada. Um exemplo são os casos de pessoas que deixam de se alimentar para literalmente “passar fome”. O corpo sente essa redução drástica na alimentação e passa a “poupar” energia ao invés de queimá-la, levando, muitas vezes, à deficiências vitamínicas e não necessariamente à redução de gordura/peso no corpo.

Glicose, gordura e proteína: Quando você sente fome o corpo começa a consumir tecidos para convertê-los em energia necessária para a manutenção do funcionamento do organismo. Carbohidratos armazenados, chamados glicogênios, são rapidamente consumidos e, após isso, o corpo começa a queimar a gordura armazenada sob a pele e ao redor dos órgão internos. A proteína muscular é então quebrada para produção de glicose a fim de manter o cérebro funcionando e para mantê-lo consciente.

A gordura e a glicose são as maiores fontes de energia do corpo. A gordura todos nós conhecemos bem, já a glicose vem primordialmente de alimentos ricos em carbohidratos tais como arroz, pão e batatas e a proteína é obtida de fontes tais como carnes e derivados do leite. Seu corpo sempre queima uma mistura de gordura e glicose e a proporção dessa ‘queima’ varia de acordo com a intensidade e o tempo do exercício realizado.

~ por workout04 em abril 6, 2009.

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