O que é a ‘Zona de Queima de Gordura’?

fat-burning-zone1

 

 

Zona de Queima de Gordura (‘Fat Burning Zone’). Você já deve ter reparado que algumas bicicletas ergométrica e esteiras têm um paramêtro que lhe permite estabelecer uma intensidade/velocidade chamada ‘fat burning zone’ (zona de queima de gordura). A razão para isso é que o corpo queima um maior percentual de gordura numa intensidade mais baixa (ou após 90min de exercício). A ‘zona de queima de gordura’, é na verdade um artifício ilusório e eis a razão.

Apesar de você queimar mais gordura em um treino de menor intensidade, você também queima um percentual de gordura em treinos de maior intensidade. Tudo se resume, na verdade, no total de energia que você gasta na realização do treino. Por exemplo, se você comparar um treino de baixa intensidade que queima 60% de gordura e 40% de glicose e um treino de maior intensidade que queima apenas 30% de gordura e 70% de glicose, você pode queimar mais gordura no treino de maior intensidade.

Um exemplo típico: O exercício (1) é de baixa intensidade 60/40 de queima entre gordura e glicose e o exercício (2) é de alta intensidade e 30/70 de queima entre gordura e glicose.

1. Andar na esteira por 30 minutos — 180 calorias usadas — 108 calorias de gordura queimadas.
2. Correr na esteira por 30 minutos — 400 calorias usadas — 120 calorias de gordura queimadas.

Você pode observar através desse exemplo que o que importa é o total calórico de gordura gasto – e é essa a última medida de análise de queima de gordura. A ‘zona de queima de gordura’, na verdade, não passa de um mito.

~ por workout04 em abril 6, 2009.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: