Quais são os reais benefícios do ‘afterburn’ e como obtê-los?

afterburn1

Massa muscular e a queima mais gordura. Treinos com pesos são sendo cada vez mais recomendados como uma ferramenta para eliminar gordura. Os especialistas dizem que a massa muscular queima mais energia em repouso do que a gordura corporal, por isso, desenvolver mais músculos e ter uma maior proporção de massa muscular vai fazer você queimar mais calorias e mais gordura armazenada como resultado. Isto tem sido demonstrado em recentes estudos sobre o metabolismo do corpo. No entanto, as diferenças não são tão dramáticas, para a maioria das pessoas talvez algumas dezenas de calorias a menos por dia para cada quilo de músculo adquiridos através do treino com pesos.

 

Obtendo o ‘afterburn’. Ok, então o adicional de massa muscular não gera vantagens tão grandes, mas o que dizer do  chamado ‘afterburn’? O ‘afterburn’, ou a quantidade de energia que você utiliza após o término do treino tem sido considerado como um importante fator na queima eficiente de gordura. Você pode obter o ‘afterburn’, o que é, na verdade,  uma outra maneira de dizer que o seu metabolismo permanece elevado por várias horas ou mais depois de um determinado treino. Especialmente treinos com pesos. Então trata-se de um bônus, pois além de você queimar gordura durante o treino, você continua queimando gordura mesmo após o término dos exercícios.

 

No entanto, esta ideia foi também reconsiderada recentemente. Um artigo no Journal of Sports Science, em Dezembro do ano passado, informou que apesar de ter realizado alguns estudos promissores deste efeito, a idéia ainda não provou ser tão útil como num primeiro pensamento.

 

Cientificamente este ‘afterburn’ é conhecido como efeito EPOC (Excess Post-exercise Oxygen Consumption), o que corresponde ao excesso do consumo de oxigênio pós-exercício. Os autores do estudo afirmam que a alta intensidade exigida nos treinos com pesos – maior do que cerca de 75 por cento da freqüência cardíaca máxima – é maior do que provavelmente a maioria das pessoas que desejam perder peso podem enfrentar num treino sustentado. Assim, a vantagem do ‘afterburn’ adquirida através do treino com pesos ou corrida rápida existe, mas você precisa ser capaz de sustentar tal intensidade nos treinos. O que significa trabalho árduo. E você já deve ter percebido que para queima efetiva de gorduras não há segredos, este é o único caminho.

 

O treino com pesos pode facilmente mover-nos para a zona de exercício de alta intensidade – o esforço 75 por cento acima da FMC – necessário para obter o chamado ‘afterburn’.

~ por workout04 em abril 9, 2009.

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