Redução do metabolismo durante a dieta

reducao-do-metabolismo-durante-a-dieta

A desaceleração do metabolismo ocorrerá a todas as pessoas que migrarem sua dieta para uma dieta de baixas calorias. Isto também inclui as pessoas com uma dieta com baixa ingestão de carboidratos em que o efeito líquido do baixo carboidrato é também uma ingestão calórica reduzida. Um metabolismo lento é muitas vezes a razão pela qual se experimenta um platô em seu ritmo de perda de peso e nos resultados, mas por que e como a redução da taxa de metabolismo ocorre e como podemos reduzir os efeitos?

 

O maior erro muitos das pessoas que embarcam em uma dieta é cortar calorias em demasia e muito cedo. Com uma imensa vontade de perder peso rapidamente elas começam com a atitude que um corte agressivo de mais calorias resultaria na queda de mais gordura do corpo. Este é um grande erro e é o motivo pelo qual ganha-se novamente peso após o término da “dieta”. Esta prática sempre leva a uma redução das taxas metabólicas pois o organismo tenta conservar energia. As reservas de glicogênio tornam-se reduzidas e o organismo deve consumir proteína com maior regularidade por conta de uma severa redução calórica. Ambos os processos fazem o corpo perder peso rapidamente, mas infelizmente, mais de 90% virão a partir de tecido magro, ou seja, de músculo.


Abrandamento da redução da taxa de metabolismo

 

Não importa como você deseja perder peso, haverá sempre alguma desaceleração em sua taxa metabólica. O truque consiste em limitar a redução do seu metabolismo, tanto quanto possível. A melhor estratégia para garantir uma menor desaceleração metabólica é trabalhar com seu balanço de calorias e reduzi-lo por 15%. O organismo vai reconhecer e reagir a um menor déficit queimando mais gordura. Em geral, uma redução calórica maior que 15% levará a uma maior desaceleração metabólica, tornando a perda de gordura mais difícil. Por segurança, nunca consuma menos calorias que o seu metabolismo basal.


Exemplo: Método rápido para estimar os requisitos calóricos do corpo


Uma mulher pesando 90kg necessita de 33-35 calorias por kg para manutenção de seu peso. Logo, ela necessita de (90×33=2.970cal) 3.000 calorias por dia. Reduzindo 15% dessa necessidade calórica, chegamos em 2.550 cal (3.000×0,85=2.550 cal).

A mulher do exemplo acima requer uma dieta totalizando 2550 calorias por dia. Este é apenas um guia aproximado baseado no peso corporal. Outros fatores como idade, sexo, composição corporal e níveis de atividade devem ser incluídos, a fim de elaborar um rigoroso balanço calórico.

Não importa como você trabalha no seu dia-a-dia o balanço calórico, como regra de bolso lembre-se da regra do 15% e você vai perder peso e limitar o abrandamento no seu metabolismo. Você pode até perder “apenas” 2 Kg por semana, mas pelo menos vai ser perda de gordura, a melhor forma de gradualmente revelar sua massa muscular que encontra-se abaixo das camadas de gordura e adquirir um visual mais “seco”.

~ por workout04 em abril 22, 2009.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: