Devo correr mais devagar para perder gordura?

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Você já deve ter ouvido a alegação de que você deve correr mais devagar para queimar mais gordura. Nas esteiras, ergométricas e afins de sua academia devem haver sinais que se você quer queimar gordura, você deve se exercitar em uma “zona de queima de gordura” específica.

Esta idéia é baseada em um mal-entendido sobre um fato científico. É um fato que quando você realiza um treino de baixa-intensidade seu corpo consome mais energia diretamente da gordura. Mas não é correto concluir que realizando esse treino de baixa intensidade o resultado será uma redução da gordura corporal.

Existem duas razões pelas quais o conceito de “zona de queima de gordura” está errado:


• Em primeiro lugar, não importa de onde vem a energia gasta quando você se exercita, seu corpo sempre vai reconstituir e reequilibrar as suas reservas de energia. Então, uma caloria excedente acabrá sempre aumentando a sua gordura corporal, e um déficit calórico sempre reduzirá sua gordura corporal.

• Em segundo lugar, o que importa é a QUANTIDADE TOTAL de calorias que você gasta e não a PROPORÇÃO que vêm gordura. Se você se exercita em uma menor intensidade, uma maior proporção pode vir da gordura corporal, mas isto pode ser um número absoluto menor de calorias.

Em outras palavras, a “zona de queima de gordura” é um mito causado pela incompreensão da ciência.

 

Então, como posso perder peso?

 

Para perder gordura, você precisa ingerir menos calorias do que você queima durante o dia. O que você queimar de calorias extras serão consumidas a partir de sua gordura corporal.
Suponha que a sua exigência calórica diária é 2.800 kcal por dia, e supondo que você consumir 2710 kcal por dia. Então você está consumindo 90 kcal por dia a menos do que você está queimando. A gordura é composta de cerca de 9 calorias por grama, logo você vai perder cerca de 10 gramas de gordura corporal por dia.
Você pode reduzir o seu peso seja diminuindo o número de calorias (por exemplo, comer pequenas porções com baixa caloria) ou aumentando a sua exigência calórica diária (por exemplo, se exercitando mais), ou ambos.

Se você pretende reduzir sua gordura corporal, você não deve tentar perder peso muito rapidamente. Em particular, você não deverá ter por meta a perder mais de ½ kg por semana, nem deve tentar consumir menos de 85% de suas necessidades calóricas diárias. Este cuidado visa evitar doenças e porque se você comer menos do que isso seu corpo vai para o modo de inanição, o seu metabolismo fica mais lento, e sua taxa de perda de peso diminui.

A melhor estratégia para você planejar quão rápido você deve perder peso é:
• decidir realisticamente o quanto você precisa correr por semana;
• estimar sua exigência calórica diária de equilíbrio, dado suas características corporais;
• entender quantas calorias por dia você precisa comer para perder peso sem que você consuma menos de 85% de suas necessidades diárias e nem perder mais de 500g por semana.

 

~ por workout04 em abril 24, 2009.

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