O que é e como funciona o metabolismo?

O que é e como funciona o metabolismo

O metabolismo é, em última análise, um conjunto de reações químicas que ocorre nas células do organismo que convertem o combustível no alimento que comemos na energia necessária para poder fazer tudo, da locomoção ao crescimento. De fato, milhares de reações metabólicas acontecem ao mesmo tempo – todas regulamentadas pelo organismo – para manter as nossas células saudáveis e trabalhando.

Existem dois processos, ou melhor, dois canais interativos pelo qual metabolismo funciona.

Catabolismo refere-se à quebra dos componentes dos alimentos (como carboidratos, proteínas e gorduras) em suas formas mais simples, que pode então ser usada para criar energia. Pense nisso como seu “metabolismo destrutivo”, que produz a energia necessária para a atividade em todas as células. Neste processo, as células quebram os carboidratos e gorduras para liberar energia e combustível para todas reações anabólicas, tais como o aquecimento do corpo, dando capacidade para contrair os músculos do corpo e de se mover. Complexas unidades químicas são quebradas em substâncias mais simples, os resíduos liberados no processo catabólico são removidas do organismo através da pele, rins, pulmões e intestinos.

Anabolismo é o seu “metabolismo construtivo”, trata-se do que seu organismo constrói e armazena. Todos os processos anabólicos apoiam o crescimento de novas células, a manutenção dos tecidos corporais, bem como o armazenamento de energia para uso no futuro.

Ambas são regidas pelo seu sistema nervoso e hormonal. Curiosamente, eles trabalham juntos como uma equipe complementando e coordenando cada ação celular no seu corpo.

Caso você deseja calcular qual a sua necessidade  diária, a taxa metabólica (ou gasto energético total) é a métrica que diz tudo. Você é o que você come, como você se move, o quanto você descansa e como todas as células e os tecidos são capazes de recuperar de energia. O gasto energético é contínuo, mas a taxa varia ao longo do dia. A menor taxa de gasto energético é geralmente no início da manhã.

A complexidade do metabolismo pode ser dividido em três componentes:

Taxa metabólica basal (TMB) é a quantidade de calorias (ou joules) queimada em repouso e contribui 50-80% da sua energia utilizada. A TMB refere-se à quantidade de energia o seu corpo necessita para manter-se. Isto corresponde a 50-80% do seu total de energia. O total da massa magra, principalmente da massa muscular, é em grande parte responsável pela TMB. Então, tudo o que reduz a massa magra vai reduzir a TMB. Por isso é importante preservar a massa muscular quando tentar perder peso, uma vez que a TMB conta tanto na energia que utilizamos.

Energia utilizada durante a atividade física é a quantidade de calorias queimados durante o movimento e a atividade física. O gasto energético dos músculos é apenas 20% aproximadamente do total gasto energético em repouso, mas, durante o exercício de alta-intensidade, a taxa de gasto energético dos músculos podem ir até 50 vezes mais. Uma vez que a energia utilizada durante o exercício é a única energia que você tem algum controle, recomenda-se tirar proveito deste fenômeno e se exercitar mais

Efeito térmico dos alimentos é a energia utilizada para se comer, digerir e metabolizar alimentos. Independentemente do que você pensou antes, comer realmente aumenta o seu metabolismo. Após cada refeição, o aumento da metabólica ocorre logo depois de comer e atinge seu pico de dois a três horas após a refeição. Ela pode variar entre 2-3% e de até 25-30%, dependendo do tamanho da refeição e os tipos de alimentos consumidos. Gorduras elevam a TMB de 4%, os carboidratos 6% e as proteínas em até 30%. Alimentos picantes também podem ter um significativo efeito térmico.

~ por workout04 em maio 11, 2009.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: