Cuidados ao escolher uma dieta para perda de peso

Cuidados ao escolher uma dieta para perda de peso

Uma das razões pelas quais as pessoas têm uma dificuldade em entrar em forma é porque acham que perder peso é o mesmo que perder gordura corporal. Isto simplesmente não é verdade. Você deve compreender que quando a maioria das dietas ou programas de perda de peso anunciam a perda de uma grande quantidade de peso em um curto período de tempo, eles não estão falando de perder gordura corporal, que estão falando sobre seu peso em água.

Para que ocorra a perda de gordura, seu corpo deve queimar mais calorias do que consome, mas tenha em mente que seu corpo precisa de energia e calorias; e quando você se exercita, seu corpo necessita de mais calorias. Antes falarmos sobre a energia, a primeira coisa que devemos entender é que a perda de gordura e perda de peso não são a mesma coisa. Só porque você perde peso, não significa que você perde gordura, e só porque você perde gordura, não significa que você perde peso. Quando as pessoas falam de perda de peso, o que realmente queremos fazer é perder gordura corporal e obter um visual atraente.

Quando você come, o organismo utiliza a maior parte das calorias como fonte de energia. Se você comer mais calorias que o organismo utiliza, ele vai ficar armazenado como gordura. Se você não consumir o suficiente calorias por dia você irá perder peso, mas você também vai perder energia. Quando você não consomem bastante energia (calorias) para o seu corpo, ele irá começar a utilizar o seu estoque armazenado de energia para compensar a deficiência energética. Infelizmente, os estoques da energia utilizada não são provenientes de sua gordura armazenada, mas, ao invés disso, primeiramente, proteína e carboidratos que irão fornecer a maior parte da energia (gordura armazenada numa percentagem muito pequena).

Seu corpo utiliza a proteína e os carboidratos de suas células musculares, causando redução na sua massa muscular, o que obriga o seu metabolismo a diminuir, queimando menos gordura. Quando isso acontece o corpo requer menos energia para manter a sua nova estrutura corporal com menor peso (lembre-se que o peso corporal é menor devido à perda muscular), razão pela qual seu corpo conserva energia desacelerando o metabolismo.

Em outras palavras, o organismo se adaptou ao novo regime de ingestão de menos energia (calorias), o que significa que você deixará de continuar a perder peso. Aqui está um exemplo:

Vamos dizer que você embarcou em uma dieta 800 calorias por dia, quando seu corpo utiliza 2.500 calorias por dia. Como você reduziu significativamente o consumo calórico, o corpo economiza energia desacelerarando o metabolismo (queima de gordura a um ritmo mais lento). O seu metabolismo diminui quando o corpo começa a tomar energia (proteínas) a partir de células musculares. Durante esse processo, você está perdendo peso, porque você está perdendo músculo (que é composto, a grosso modo, basicamente de água). Vamos dizer que você perde um total de 13 kg, mas por algum motivo você não consegue perder mais peso. A razão pela qual você não pode perder mais peso é porque você tem corpo adaptado para receber apenas 800 calorias por dia e seu corpo chegou ao ponto em que já não reconhece uma deficiência de energia (calorias). Seu corpo agora torna-se oficialmente satisfeito com 800 calorias. Então, a fim de perder peso, agora, você tem que comer menos de 800 calorias.

Tenha em mente que o peso que foi perdido, em primeiro lugar foi principalmente água e você acabará por ganhar de volta na forma de gordura, não músculo (a fim de obter a sua massa muscular de volta ao modo como foi antes, você tem de trabalhar na reconstrução). Quando os carboidratos e as proteínas que estão já em seu corpo são utilizadas como fonte de energia, seu corpo vai perder peso por causa que tanto os carboidratos quanto as proteínas segurar água nas células.

Em essência, você está se desidratando para perder peso. Então seu peso vai cair, mas aproximadamente 75% (se não mais) do que é proteína e carboidratos em vez de gordura. E sendo assim, se exercitar e consumir uma pequena calorias só torna a situação pior, em termos de desconstrução muscular. Isto acontece porque quando você treina, você começa a queimar mais energia e quanto mais se exercitar, o seu corpo necessita de mais energia. Como vimos anteriormente, se você não der o seu corpo a energia que necessita, ele irá alimentar-se de seus músculos ainda mais rápido, agora que você está realizando exercício.

A solução é, portanto, alimentar-se mais e de uma forma melhor! Além disso, quando você cortar demasiadamente sua ingestão calórica, seu corpo vai começar a armazenar calorias porque não sabe quando vai comer novamente. As calorias que são armazenadas serão armazenadas como gordura. Portanto, em outras palavras, quando seu corpo armazena energia, é basicamente armazenar mais gordura.

Para resumir o ponto: não comer o suficiente calorias resulta em perda muscular, desidratação, queima de gordura mais lentamente.

Para perder peso (queimar gordura) corretamente você deve aumentar o seu metabolismo (através de musculação) e sua necessidade de oxigênio (treino aeróbico), enquanto alimenta-se de calorias suficientes diariamente através de uma dieta nutritiva, para lhe dar energia e manter a proteína em seus músculos.

Certifique-se de que seu foco não seja na perda de peso, mas sim incida sobre queima de gordura. Seu objetivo deve ser o de perder peso através da queima de gordura, e não perda de massa muscular.

~ por workout04 em maio 20, 2009.

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