O que é o percentual de gordura?

O que é o percentual de gordura

Um dos consensos da saúde é que a deve-se evitar a gordura no corpo a todo custo. Mas a gordura é realmente tão ruim?

Por mais que seja indesejável em termos estéticos, a gordura desempenha um papel importante nas funções corporais. Gordura é a principal forma de armazenamento da energia do corpo. É ela que acomoda e isola órgãos e tecidos dentro do corpo. Além disso, a gordura também regula a temperatura corporal. É só quando se ultrapassa um certo nível no corpo que ele começa a ensejar cuidados. Na verdade, é o exemplo perfeito do adágio, “nada em excesso é mau”.

Certamente o termo percentual total de gordura corporal não precisa de introdução. Mas para aqueles que estão ouvindo-o pela primeira vez, vamos defini-lo. O percentual total de gordura corporal é simplesmente a porcentagem de gordura que seu corpo contém. Tecnicamente, é a medida da quantidade de massa gorda em relação ao resto do seu corpo, entre órgãos e massa de tecidos.

O percentual de gordura corporal total inclui tanto a gordura essencial quanto as reservas de gordura do organismo. Gordura essencial é a quantidade de gordura necessária para manter a vida e as funções reprodutivas. Esta percentagem é maior para mulheres do que homens para satisfazer as exigências de idade e outras funções hormonais. Para lhe dar uma idéia mais clara, enquanto o percentual de gordura essencial é apenas de 2-5% nos homens, é de 10-13% em mulheres. Trata-se do mínimo recomendado para o percentual total de gordura corporal. As reservas de gordura, por outro lado, acumulam-se no tecido adiposo e ajuda a proteger os órgãos internos do tórax e abdômem. Também é utilizado como combustível pelo corpo em tempos de necessidade.

O valor do total do percentual de gordura corporal não pode ser exatamente determinado, só pode ser estimados. Existem diversas técnicas, tais como infravermelho, medição de densidade, bioimpedância, antropométrico e outros.

Portanto, antes de decidir sobre a perda de peso, trace uma meta realista sempre tendo controle sobre os seus níveis de percentual de gordura.

~ por workout04 em maio 22, 2009.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: